Mude sua alimentação e reduza suas cólicas menstruais: descubra os alimentos que podem lhe ajudar!
As cólicas menstruais impactam muito no dia a dia das pessoas que menstruam e lidar com elas pode ser um desafio. Dependendo da sua intensidade, além da medicação, algumas mudanças nos hábitos podem auxiliar no alivio das dores.
A dieta deve ser parte de uma abordagem geral de cuidado com a saúde menstrual, que pode incluir outras estratégias, como exercícios físicos, prática de relaxamento, melhora da qualidade do sono e redução do estresse.
A alimentação pode ser usada como uma aliada para quem busca reduzir o as manifestações e ter um ciclo mais tranquilo.
Confira alguns alimentos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais para incluir no seu cardápio:
Peixes: Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos e ômega 3, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, o que reduz as cólicas menstruais
Abacate: O abacate é um alimento abundante em magnésio, e seu consumo reduz a contração muscular e alivia o quadro de cólica. Além disso, a fruta é rica em potássio, que reduz a retenção de líquido, comum durante a menstruação.
Semente de abóbora: O alimento traz em sua composição magnésio e manganês, que atenuam a contração muscular, que provoca as cólicas, e ameniza os efeitos das oscilações hormonais.
Chia e Linhaça: Favorecem a redução das cólicas graças à presença de ômega 3 e fibras em suas composições. As fibras podem ajudar a regular os movimentos intestinais, aliviando a constipação, que pode agravar as cólicas menstruais. Os ômega 3 contribuem para a redução da inflamação.
Nozes, amêndoas e castanhas: são ricas em ômega 3, poderoso anti-inflamatório que atua no alívio das cólicas menstruais.
O tratamento das cólicas menstruais também podem incluir medicamentos anti-inflamatórios, anticoncepcionais e terapia hormonal.
Gostou das dicas?
Coloque em prática melhorando as cólicas menstruais e a sua saúde! Conteúdo por: Dra. Raquel Alvim
Crm 29923
RQE 14196
Comments