top of page
Foto do escritorDra. Ariadne Godinho

Anemia ferropriva em crianças: o que as mães precisam saber

Descobrir que o seu filho está com anemia pode ser assustador para qualquer mãe. Mas calma, com as informações certas, tratamento adequado e alguns cuidados simples, é possível reverter o quadro.


O que é anemia?


Anemia significa que o sangue da criança está com poucos glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Essa carência deve-se a falta de um ou mais nutrientes essenciais, necessários na formação da hemoglobina, como ácido fólico, Vitaminas B12, B6 e Ferro. Entretanto, não resta dúvida de que a deficiência de ferro é a responsável pela maior parte das anemias encontradas, sendo denominada de anemia ferropriva.


Quais são os sintomas?


Crianças com anemia podem ficar mais cansadas, pálidas, sem fome ou até mesmo com dificuldade para prestar atenção na escola.


E quais são as causas mais comuns?


Em crianças, a causa mais frequente de anemia é a falta de ferro na alimentação. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina. Carnes, ovos, legumes verde-escuros e feijões são boas fontes.


Como é o tratamento?


O tratamento é simples: suplementação de ferro via medicação oral, sendo indicado dos 6 meses aos 2 anos como profilaxia (tratamento feito mesmo sem anemia). Para crianças acima de 2 anos, se confirmado a anemia através dos exames, deve ser feita a suplementação de ferro.



4 dicas de alimentação para ajudar no tratamento:


Ofereça carnes, fígado e ovos;

Inclua legumes escuros como brócolis, couve e espinafre;

Sirva vitaminas C, que ajudam na absorção do ferro, como laranja, morango e tomate;

Evite café, chás e refrigerantes junto das refeições;


Com acompanhamento médico, suplementação e uma alimentação balanceada, a anemia ferropriva é reversível e seu filho vai se sentir melhor rapidamente!


Ficou preocupada ou tem dúvidas?

Agende uma consulta com um hematologista pediátrico.


Conteúdo por: Dra. Ariadne Godinho

Hematopediatra

CRM BA 29080 RQE Nº: 15539 RQE Nº: 18985

88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page